Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje2535
mod_vvisit_counterOntem5785
mod_vvisit_counterEssa Semana46827
mod_vvisit_counterSemana Passada39827
mod_vvisit_counterEste Mês2535
mod_vvisit_counterMês Passado155498
mod_vvisit_counterTotal6755184

Parceiros

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Delegacia Online

Banner

Câmpus Osório do IFRS prepara Processo Seletivo 2014/1

 

Os 12 câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) terão processo seletivo unificado no dia 1º de dezembro de 2013. Serão oferecidos cursos técnicos de nível médio, nas modalidades Integrado, Concomitante e Subsequente (veja definições abaixo); e cursos superiores, nas modalidades tecnológico, bacharelado e licenciatura, todos gratuitos. Os cursos e o número total de vagas disponibilizados por cada câmpus serão divulgados em 21 de setembro, data da publicação do edital referente ao processo.

O IFRS possui os câmpus de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão. A prova será única, com realização nos câmpus. Os conteúdos a serem cobrados estarão especificados no edital. As inscrições ocorrerão de 7 de outubro até 11 de novembro, neste sítio eletrônico. O período para solicitar isenção da taxa de inscrição será de 23 até 30 de setembro.

Das vagas para cursos técnicos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Esta será a primeira vez que o IFRS realizará seleção de forma unificada entre todos os seus câmpus, dando ainda mais agilidade ao processo. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Atua para promover a educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, em todos os níveis, e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.

Atualmente, conta com aproximadamente 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua também com a oferta de cursos de pós-graduação e nos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).

 

Câmpus Osório promove seminário comemorativo ao Dia do Administrador - Encontro contou com a presença de empresário de sucesso da região.

Na noite de segunda-feira, dia 9 de setembro, o Câmpus Osório, do Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul promoveu o primeiro seminário comemorativo ao Dia do Administrador.

Realizado no auditório principal do câmpus, o encontro contou com a participação especial de quatro empresários da região, com reconhecidas carreiras e experiências profissionais. Tiago Peretto, Robson Candido, Joisel Tadeu Pinto e Petronilio Formagio da Silveira compartilharam com os presentes quais foram os fatores determinantes que levaram seus negócios ao sucesso.

Os alunos André Ries e Norton Delfino do Amaral, do 2º semestre do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, mostraram diferentes opiniões sobre o que ouviram.

"Foi motivador ver negócios que deram certo, mesmo sem um estudo prévio. Por isso, acredito que nós, como estudantes de Administração, por termos uma base teórica melhor, possuímos mais chance de ter sucesso como empreendedor.", declarou André.

Como crítica construtiva, Norton sugeriu que em uma próxima edição sejam convidados empresários com trajetórias diversificadas: "Faltaram melhores exemplos de empreendedores. Todos os palestrantes deram continuidade ao que alguma outra pessoa iniciou. Gostaria de ouvir também empreendedores que tenham começado seus negócios do zero".

Share